Influenciadores podem lucrar com seguidores e parcerias com marcas
O TikTok é a plataforma de mídia social que mais cresce atualmente. Somente em 2018, ele foi mais baixado que o Instagram, o Snapchat e o YouTube. Se você ainda não sabe o que é, está na hora de dar uma olhada.
O app combina a comédia do Vine (rede social de vídeos de seis segundos que encerrou suas atividades em 2017) e o musical.ly, outro aplicativo de lip sync, comprado pela ByteDance há dois anos e que, em 2018, passou a ser propriedade do TikTok.
Com mais de 1 bilhão de downloads na App Store e no Google Play, o TikTok é uma ótima oportunidade para os influenciadores interagirem com mais de 500 milhões de usuários e também aproveitarem seu engajamento para lucrar com a plataforma.
Veja, a seguir, 4 dicas de como os influenciadores podem tirar melhor proveito do aplicativo:
1. Presentear
Usuários do TikTok podem interagir diretamente comentando e conversando com milhares de outras pessoas no app. Os espectadores têm a capacidade de doar moedas virtuais que todos dentro do aplicativo podem comprar com identificação por impressão digital ou reconhecimento facial.
Embora o TikTok não compartilhe online o preço oficial das moedas de cada país, é possível conferir o preço no aplicativo, indo em “privacidade e configurações”, clicando em “carteira” e depois em “recarregar”.
Nos Estados Unidos, a opção mais barata é de US$ 0,99 por 100 moedas. Uma vez que o feed ao vivo chega ao fim, o influenciador pode coletar 50% das moedas, transformá-las em Diamantes e, em seguida, retirar a quantia correspondente em dólar. Os 50% restantes são divididos entre o TikTok e a App Store ou o Google Play.
2. Marketing de influenciadores
Ao longo dos anos, temos visto a crescente popularidade do marketing de mídia social por meio de plataformas como Instagram e YouTube. Influenciadores podem promover produtos ou serviços para seus seguidores e serem recompensados pelas empresas. Os usuários do Tik Tok podem criar um ou vários clipes curtos, do seu próprio estilo, para a promoção desses produtos. Eles podem ser divertidos ou informativos com base no público e nas escolhas do influenciador. A remuneração varia de acordo com fatores como o número de seguidores, taxa de engajamento, tipos de produtos ou serviços promovidos, número de vídeos produzidos, indústria e geolocalização.
Vale reforçar que o vídeo precisa ser nativo e parecer natural, sem nenhuma técnica de venda forçada. Os usuários, especialmente no TikTok, preferem vídeos engraçados e divertidos em vez de um anúncio encenado. Outro ponto de atenção é ter certeza de que a ativação pode se tornar viral, aparecer na página “Para você” e ganhar ainda mais exposição orgânica.
3. Promoção do produtos próprios
Outra forma pela qual os criadores de conteúdo e influenciadores podem obter lucro adicional no TikTok é projetar e vender sua própria mercadoria (as linhas de roupas ainda são consideradas as mais lucrativas). Para obter o máximo de lucro, é necessário que um influenciador tenha um grande número de seguidores e senso de comunidade.
Com base na minha experiência pessoal em diferentes mídias sociais – especialmente no YouTube, Instagram e Twitch -, a maioria dos seguidores não está engajada na compra de mercadorias promovidas com base apenas no valor do produto (qualidade do material, por exemplo), mas sim em apoiar o influenciador ou entrar na tendência. É vital para um influenciador construir uma marca pessoal criando um personagem próprio online, um logotipo reconhecível e uma abordagem para um nicho de mercado ,antes mesmo de começar a vender produtos personalizados.
4. Eventos e parcerias de marca
Por fim, outro modo de um influenciador ganhar dinheiro com o TikTok é ser convidado por marcas e empresas para participar de eventos, festivais de música ou conferências nos quais os usuários do aplicativo são pagos para promover uma marca, apresentar-se em um palco (dançar ou cantar) ou se encontrar com os seguidores.
Neste caso, os ganhos podem diferir dependendo da influência do usuário no app, quais atividades são solicitadas pela marca antes, durante e depois do evento, e se ela está oferecendo algo a mais ao usuário do TikTok – como pagamento pelo voo e hotel.
Para finalizar, o TikTok é uma plataforma de mídia social relativamente nova que está crescendo rapidamente não só na China, mas também nos Estados Unidos e na Europa. Ambos — marcas e usuários — podem se beneficiar do ponto de vista comercial. É o momento certo para pular no TikTok com fins comerciais, antes que ele se torne saturado e mais caro para investir.
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