Os cogumelos comestíveis Cantarelo, Portobello, Champignon, Hiratake, Shimeji e Shiitake são peculiares na cor, no formato, no tamanho, na textura e no sabor
“Em nível global, as espécies de cogumelo existentes ultrapassam 10 mil, algumas delas são comestíveis; outras, alucinógenas e tóxicas. Até mesmo os cogumelos para consumo devem passar por cocção para que as toxinas sejam removidas. No mais, eles são muito nutritivos e benéficos à saúde humana”, explica Augusto Ferreira da Eira, professor do Curso CPT Cultivo de Cogumelo Medicinal - Agaricus blazei (Murrill).
No Brasil os cogumelos comestíveis mais comuns são Cantarelo, Portobello, Champignon, Hiratake, Shimeji e Shiitake. Cada um deles com peculiaridades na cor, no formato, no tamanho, na textura e no sabor, o que agrada aos paladares mais aguçados dos amantes da boa gastronomia.
1. Cogumelo Cantarelo
O cogumelo comestível Cantarelo apresenta cor amarela intensa, que lhe atribuiu o nome popular de “cogumelo canário”. Com suave aroma floral, esse delicioso cogumelo torna as receitas muito mais requintadas, com um toque todo especial. Os chefs recomendam o seu acréscimo ao prato praticamente no momento de servir, pois ele tende a endurecer quando cozido em excesso.
2. Cogumelo Portobello
O cogumelo comestível Portobello apresenta grande popularidade entre os brasileiros. Seu formato lembra o do cogumelo Champignon, porém mais corpulento e com sabor mais suave. Sua textura firme assemelha-se à da carne, o que o torna bastante requisitado por parte dos veganos e vegetarianos. Com alto teor proteico, o Portobello substitui perfeitamente a proteína animal tanto grelhado como assado.
3. Cogumelo Champignon
Segundo Gilberto Costa Braga, Doutor em Agronomia e professor do Curso CPT Cultivo do Cogumelo Champignon, o cogumelo comestível Champignon é imbatível como preferência nacional. Conhecido como cogumelo-de-paris, ele normalmente é comercializado em conserva, mas também pode ser servido fresco após cocção. Seu sabor é suave e sua textura inconfundível, o que agrada ao gosto do brasileiro.
4. Cogumelo Hiratake
“Considerado um dos cogumelos mais consumidos no mundo, o cogumelo comestível Hiratake apresenta cores variadas, de branca a salmão. Com tamanho avantajado, ele pode chegar a dez centímetros de diâmetro. Seu formato característico lembra o de uma ostra”, afirmam Augusto Ferreira da Eira e Fernanda Silveira Bueno, professores do Curso CPT Cultivo Cogumelo: Shimeji e Hiratake.
5. Cogumelo Shimeji
O professor Augusto Eira também ressalta que o cogumelo comestível Shimeji apresenta boa popularidade graças ao grande número de restaurantes japoneses distribuídos por todo o território nacional. Com níveis nutricionais elevados e baixo índice de calorias, ele é perfeito em dietas. Uma de suas propriedades medicinais é a capacidade de modular o sistema imunológico.
6. Cogumelo Shiitake
De acordo com Eira, professor do Curso CPT Cultivo de Cogumelo Shiitake, comercializado fresco ou desidratado, o cogumelo comestível Shiitake conquistou a cozinha brasileira. Principalmente após a divulgação de informações concernentes aos benefícios que esse fungo proporciona à saúde humana. Com cor escura e sabor peculiar, o Shiitake enriquece caldos e molhos, além de pratos da cozinha internacional.
Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da Área Cogumelos Comestíveis.
Leia o artigo "Dica de uma fonte alternativa de proteína bruta? Cogumelos comestíveis!"
Fonte: mundoboaforma.com.br
Por Andréa Oliveira.