12 Remédios Caseiros MILAGROSOS contra Cabelos Brancos!

Image for post


Todo cabelo da sua cabeça, na verdade, começa branco, e é naturalmente pigmentado pela melanina.

Enquanto seu cabelo cresce, os melanócitos — células que produzem melanina — transferem melanina pra cada folículo capilar, individualmente, fazendo com que cada uma de suas mechas seja colorida.

Quando envelhecemos, a atividade dos melanócitos diminui, podendo até parar, levando a perda de pigmentação capilar (cabelo branco ou grisalho).

Embora genética, hormônios e poluentes possam acelerar o embranquecimento capilar, a verdade é que as chances de o seu cabelo ficar grisalho crescem de 10 a 20% a cada dez anos de idade, passado-se dos 30 anos.

Como se ver livre dos cabelos brancos naturalmente?



Ainda que saibamos que existam várias opções de colorações no mercado especialmente destinadas para cobrir cabelo grisalho, a química nesses produtos faz com que as pessoas que desejem manter a saúde em dia fiquem longe da tintura sintética.

Mas nem por isso você deve ficar com os cabelos brancos, pois a natureza nos fornece “remédios” e sugere hábitos para diminuir e até reverter o processo de embranquecimento ou acinzentamento capilar sem causar danos aos nosso organismo. Agora você vai conhecê-los.

Henna



Henna é um tonalizante castanho natural preparado a partir da árvore Lawsonia inermis, que é usada com esse propósito há séculos.

A maior parte das hennas vem em forma de pó e pode ser misturada com uma série de outros produtos como suco de limão, vinagre ou óleos essenciais antes de ser aplicada no cabelo. Ela pode ainda ser misturada com índigo para quem desejar uma cor de cabelo mais escura.
Henna no tom castanho escuro


Destaco que, para ter bons resultados, a Henna deve ser usada com regularidade para manter o brilho dos cabelos e os fios brancos e cinza escondidos. A frequência ideal é de uma vez por semana a uma vez por mês dependendo do resultado que você buscar.

Henna avermelhada

Chás



Outro método para cobrir cabelo grisalho e restaurar a cor natural dos seus cabelos é com chás. O chá preto é melhor para cabelos escuros, enquanto o chá de camomila para cabelos claros.

Uma vez por semana, dissolva 3 a 5 saquinhos de chá em duas xícaras de água fervida e, depois de deixar esfriar, aplique no seu cabelo limpo e ainda úmido.

Para uma melhor aplicação, experimente misturar com condicionador e deixar agir por, pelo menos, uma hora. A dica é que, quanto mais tempo a mistura ficar no seu cabelo, melhores serão os resultados.

Outra coisa, na hora de enxaguar, faça isso com água fria, pois a água quente tende a retirar mais intensamente a pigmentação natural conseguida com esse procedimento.

Chá de camomila
Chá preto 

Café



Para cabelos pretos e marrons, ou parar criar neles alguma variação escura, aposte no café. O que você deve fazer aqui é preparar um café bem forte, deixar esfriar, e misturar no seu condicionador. Para melhores resultados, coloque também a borra de café na máscara.

Essa é uma receita de banho de brilho com café que deve ficar no seu cabelo por uma hora, no mínimo. Os resultados serão bem graduais e você pode fazer essa receita dia sim, dia não, se quiser.

Café

Ervas

Flores e ervas fazem ótimos tonalizantes naturais. Por proporcionarem efeitos delicados, você precisará usá-las com bastante regularidade. Existem inúmeras ervas dependendo da cor natural do seu cabelo:

Amla, a groselha indiana



Phyllantus emblica, comumente chamada de amla ou groselha indiana, pode ser misturada com óleo de coco ou de amêndoas e massageada gentilmente no couro cabeludo e nos cabelos para ajudar a disfarçar os cabelos branco e cinza.

Essa máscara funciona não só como tonalizante natural como também hidratante e nutriente para os cabelos e pro couro cabeludo, melhorando sua saúde e dando brilho às madeixas.

Outro uso da amla é na forma de suco, que dizem funcionar para melhorar o funcionamento do nosso organismo e para diminuir ou impedir o nascimento de cabelos brancos e grisalhos.

Amla

Beterraba, cenoura e suco de limão



Sucos de beterraba, cenoura e limão, ou uma combinação com os três, vão restaurar os tons vermelhos do seu cabelo ou então criar um brilho acobreado a sua cor de cabelo natural. Beterrabas são melhores pra cabelos vermelhos escuros, cenoura para os mais alaranjados e limão para os loiros dourados.

Combine uma xícara de suco com seu condicionador de uso habitual ou óleo de coco e massageie sobre os cabelos.

Sabendo que cenoura e beterraba também vão pigmentar a pele, certifique-se de passar um óleo para proteger seu rosto, orelhas e pescoço, para que eles não sejam coloridos. A mistura de sucos deve agir nos seus cabelos por, ao menos, uma hora.

Beterraba
Cenoura
Limão





Da próxima vez que você descascar batatas, reserve as cascas para fazer um escurecedor natural de cabelos. O amido da casca atua como tonalizante e diminui o processo de branqueamento do cabelo.

Pra fazer, você deve ferver duas xícaras de água com uma xícara de casca de batatas por pelo menos 25 minutos. Feito isso, você vai coar e deixar esfriar. O cheiro não fica agradável, por isso, use algum óleo essencial para aromatizar a loção.

Antes de passar a loção, lave seus cabelos normalmente e separe seu cabelo em partes iguais. Então, aplique e massageie as mechas com a loção e vá fazendo isso até que toda a loção seja usada.

Casca da batata



Um potente antioxidante encontrado nas células de todos os animais e vegetais que vivem num ambiente rico em oxigênio, a catalase é conhecida por mitigar o crescimento de cabelos brancos.

Ao peróxido de hidrogênio, uma excreta natural produzida pelos processos metabólicos do nosso organismo, é atribuída a culpa para a diminuição da pigmentação dos cabelos.

Enquanto envelhecemos, nosso corpo produz menos catalase, resultando no acúmulo de peróxido de hidrogênio nos folículos capilares, o que contribui para o nascimento de cabelos brancos e cinza.

Ao ingerir alimentos ricos em catalase, como alho, cebola, couve flor, batatas, brócolis, couve e repolho, você aumenta a quantidade dessa enzima anti cabelos grisalhos, o que pode trazer de volta a pigmentação dos seus cabelos através de um processo seguro, natural e saudável.
Alimentos ricos em catalase



Outra chave por mistério do motivo pelo qual os cabelos ficam grisalhos, um estudo publicado em 2012 revelou que baixos níveis de cobre no corpo podem levar ao surgimento prematuro de cabelo grisalho.

Medir os níveis de cobre, zinco e ferro de 66 pessoas na casa dos 20 anos de idade e que estavam começando a ter cabelos grisalhos fez com que os pesquisadores descobrissem que a concentração de cobre no sangue deles era muito menor que na de pessoas da mesma idade e que não eram afetados por cabelos grisalhos.

Prevenir o surgimento de cabelo branco através do cobre se dá ingerindo sementes de sésamo, caju, soja, cogumelos shiitake, espinafre e aspargo — alimentos muito ricos em cobre.

Alimentos ricos em cobre 


Vitamina chave no funcionamento do cérebro e do sistema nervoso, a vitamina B12 também ajuda na produção de DNA e RNA — o código genético responsável pelo crescimento e desenvolvimento de todos os seres vivos.

Embora a deficiência de vitamina B12 esteja ligada ao surgimento de cabelos brancos, quando essa for a causa, é facilmente combatida ingerindo salmão, sardinhas, atum, carne bovina, ovos e leite.

Alimentos ricos em vitamina B12



Conhecida substância antienvelhecimento, fo-ti ou Polygonum multiflorum é uma planta natural da China.

Sua fama vem de uma lenda na qual um senhor chamado He, que estava doente e com fome, usou as raízes do fo-ti para não morrer de fome. A ingestão dela não só lhe deu saciedade, como também fez seu cabelo, que era branco, ficar preto.

Alguns estudos verificaram que o fo-ti pode sim retardar o envelhecimento. Contendo mais de 100 compostos, uma revisão de vários estudos concluiu que o fo-ti é anti-inflamatório, anticarcinogênico e antienvelhecimento e, ainda, pode ser usado para atenuar os sintomas do Alzheimer e do Parkinson.

Não para por aí! O fo-ti é bom contra a queda de cabelo e a fragilidade e finura dos fios. Isso porque se descobriu que o extrato do fo-ti ajuda a fazer o cabelo crescer porque aumenta o tamanho e o número de folículos capilares da cabeça.

Ainda que a ciência não seja consensual quanto às propriedades colorantes do fo-ti, a medicina tradicional chinesa o usa há séculos com esse propósito. O fo-ti é obtido a partir de suplementação e seu resultado é gradual, demorando de 3 a 6 meses para se notarem resultados.

Fo-ti



Além dos vários outros benefícios que você terá parando de fumar, há um eixo relacionando fumar cigarros e ter cabelos brancos antes da hora. Fumar causa estresse oxidativo, fenômeno biológico que acelera o envelhecimento.

Nosso corpo é resiliente e, diminuindo ou até mesmo interrompendo o fumo, você pode reverter os danos causados ao seu sistema cardiovascular assim como atenuar o envelhecimento que o cigarro te causou.

Perguntas e respostas

  • Posso misturar vários desses remédios caseiros para restaurar a cor do meu cabelo? Pode sim, com a ressalva de que os que são obtidos a partir de suplementação, é ideal haver consulta prévia a um médico.
  • Meus cabelos estão muito brancos e grisalhos há muito tempo, será que consigo restaurar a cor natural? Olha, se seus cabelos está sem cor já há muito tempo e quase totalmente, não posso dizer com certeza que a cor natural deles voltará com esses tratamentos naturais e caseiros.
  • Existe alguma contraindicação à utilização de algum desses tratamentos? A maioria não, lembrando só dos que são conseguidos com suplementos, para os quais se sugere consulta médica. Outros, como parar de fumar ou fazer banho de brilho, são totalmente livres para todas as pessoas.