Catupiry: você conhece sua história?


Ele é super conhecido e muito presente na culinária brasileira. Saiba mais sobre essa delícia!

 

Aquela coxinha dourada e suculenta não seria a mesma se não fosse recheada com o  acréscimo desse delicioso creme de queijo. E, não só por aí… Pense só naquela pizza de frango, que também não seria tão única se não fosse o saboroso casamento com o catupiry.

 

Muitos outros pratos transbordam a bela combinação que esse tipo de queijo traz. Mas você sabe a origem e a história por trás dessa iguaria? Nós do Portal do Queijo, apuramos e preparamos uma pequena linha do tempo! Vamos conhecer?

 

Em 1911…

Um casal de imigrantes italianos chamados Mário e Isaíra Silvestrin chegou ao Brasil, mais precisamente na cidade mineira de Lambari com uma receita de família de um requeijão cremoso. A receita que era produzida para a família agradou os amigos e tornou-se muito requisitada. Os amigos do casal por sua vez sugeriam para a comercialização do produto.

 

Quando decidiram iniciar a comercialização do produto, a produção era totalmente artesanal e o armazenamento era feito  em pequenas caixas de madeira e envoltos de um papel tipo celofane. As cores que prevaleciam eram azul, vermelho e branco.

 

Em 1949…

A empresa foi crescendo e durante este ano, sua sede foi transferida para a cidade de São Paulo, onde permanece até os dias de hoje. A empresa de laticínios Catupiry, produzia o queijo diferencial, de textura cremosa e pouca acidez.

 

 

Na década de 90…

As tradicionais caixinhas de madeira foram substituídas por embalagens de plástico e outros formatos foram surgindo, como por exemplo, os baldes e bisnagas que passaram a ser requisitados por pizzarias e outras empresas que demandavam grande quantidade de catupiry.

 

Atualmente, encontramos nos supermercados opções de catupiry na bisnaga, no copo e outros formatos.

 

Mas Catupiry é a marca ou o produto?

Sabe aquela história das marcas que se tornam grande referência no seu setor que acabam descrevendo o produto? É o caso da Catupiry, que é uma marca. O queijo é tipo requeijão cremoso e a sua marca é Catupiry.

 

E o que significa Catupiry?

Segundo historiadores, a palavra tem origem indígena, tupi-guarani, que significa excelente. Verdade ou não, podemos dizer que a única certeza é que faz todo o sentido! É uma delícia!

 

Você já viu as sugestões de receitas que levam o catupiry como ingrediente? Confira aqui.

 

Fonte: http://www.catupiry.com.br/a-catupiry