Pessoas transfemininas são pessoas que foram designadas como homens ao nascimento, mas cujas identidades possuem alguma relação com ser mulher, ou com feminilidade. Pessoas transfemininas podem:
- Ser mulheres binárias (embora mulheres trans binárias provavelmente se identificarão como mulheres, e não como pessoas transfemininas, em relação à sua identidade individual);
- Ser de algum gênero não-binário qualquer, mas fazer transição para ter um corpo considerado mais feminino pela sociedade (tomar estrogênio, fazer cirurgia para feminização facial, fazer cirurgia de reconstrução genital para ter uma vagina, etc.);
- Ser de algum gênero não-binário qualquer, mas adotar linguagem (artigo/pronome), gestos, tonalidade vocal, roupas, e/ou enfeites associados a ser mulher;
- Ser de alguma identidade não-binária relacionada a ser mulher ou à feminilidade (juxera, nonpuella, demimenina, mulher agênero, duramenina, giaramulher, etc).
Assim como mulher não-binárie, a identidade transfeminina pode ser utilizada tanto por pessoas que se identificam mais especificamente como outros gêneros, quanto por pessoas que não sabem/querem descrever suas identidades com outras palavras.
É também importante destacar que nem todas as pessoas que preenchem um ou mais dos quesitos listados podem querer se identificar como transfemininas.
Menções a transfeminine (termo original, em inglês) começam a aparecer em 2011 no Tumblr. Porém, não sabemos da origem do termo, ou de quando exatamente este foi feito.
A bandeira transfeminina mostrada nesta página data de 2 de junho de 2016, e foi feita por Jane no blog Pride Flags For Us. Jane não postou significados para o simbolismo da bandeira.